quinta-feira, 23 de agosto de 2012

10| Um dia difícil.


Thiago sentou-se na beira da cama. Não sabia se olhava para o chão ou para as flores que estampavam o jogo de cama. Os olhos estavam marejados e seu rosto vermelho. O olhar pedia com desespero para que não fosse julgado. Segurou a mão estendida da avó que sorria serenamente.
_ Calma, estou aqui. O que está acontecendo, meu neto?
_Eu... Eu... Eu não sei minha vó! Não sei o que está acontecendo comigo... – disse entre o choro.
_ Calma! Não tem por que ficar nervoso. – tentava acalmá-lo
Ele respirou fundo. Tentava o máximo não chorar.
_ Estou confuso minha vó. Não sei mais o que sou. Venho tendo uns pensamentos a respeito do Daniel que nunca havia pensado antes. Não sei se um amigo de verdade pensaria assim.
_ Que tipo de pensamentos?
Demorou um pouco a responder:
_ Acho que às vezes o Daniel perde o senso. Fica louco. Ele me contou que fica de tocaia, vigiando a Roberta. Me disse que foi na casa do Ricardo ameaçá-lo se ele se aproximasse dela.
Dona Zita fez cara de desapontada, mas continuou.
_ Isso é passageiro, quando a gente ama...
__... Fazemos de tudo para ficarmos com quem amamos. – ele completou.
_ E você já falou com ele para não atrapalhar a vida da moça? Se ele gosta devia pelo menos respeitar a decisão dela de não ficar com ele.
_ É aí que está o problema! A disputa entre o Ricardo e o Daniel é de longa data. Eles não se aguentam. Daniel tem aversão ao Ricardo.
_ Sei... mas era isso mesmo que você queria falar?
Thiago não queria esconder, mas o medo era maior. Demorou tanto para pensar que se denunciou.
_ Não! Não era isso. – abaixou a cabeça.
_ Então... Estou esperando.
_ Minha vó, me prometa que não vai pensar mal de mim. Eu não sei nem como explicar isso, mas é que...
_ Ei! Em momento algum, farei isso! Tem minha palavra.
Olharam-se nos olhos. Ele se sentiu seguro.
_ De um tempo pra cá eu tenho pensando muito na vida, e percebi que... Que... Eu gosto do Daniel – abaixou a cabeça, fechando os olhos. Não sentia vergonha do que dissera, e sim medo pela reação da avó. Seu pior medo era decepcioná-la. – mais do que um amigo poderia gostar.
Dona Zita apertou sua mão e sorriu graciosamente mais uma vez.
_ Desde quando você sente isso?
_ Desde o momento que o vi pela primeira vez na escola, quando a gente se aproximou e nossa amizade cresceu.
_ Então quer dizer que as namoradas que você teve foi para tentar esquecê-lo?
_ Não. De jeito nenhum. Não sou desses que tenta esquecer alguém com outra pessoa. Acho injusto. Eu gosto de meninas também, mas com o Daniel tem uma coisa que não sei. Quando começo pensar nisso fico confuso. Ele me deixa confuso.
_ Você já demonstrou isso a ele?
_ Não, não! Ele me bateria, me falaria mal e nossa amizade iria para o ralo. Ele é preconceituoso e prefiro manter assim.
_Você já se relacionou com outros homens?
Thiago sorriu.
_ Não, ainda... Nunca reparei em outros homens. Só o Daniel que me perturba.
_ Hum. Independente de tudo, Thiago, eu te amo, e agora mais ainda. Sua preferência sexual não importa para mim. Eu quero sua felicidade. No meu tempo, esse comportamento era encarado com muito mais preconceito, não que hoje o preconceito acabou, mas podemos ver que esse tipo de comportamento é visto com mais naturalidade. Seja feliz e é isso que importa. Só te peço uma coisa...
_ O quê?
_ Não se deixe levar por qualquer um. Sei que você é um menino sério porque confio na educação que te dei. Ame muito e com intensidade. Não seja promiscuo. Cuide-se.
O clima tenso tinha se tornado no clima íntimo. O medo se dissolveu diante da aceitação. Não havia mais lágrimas, apenas sorrisos e cumplicidade.
_ Obrigado!
O tempo tinha voado. Não perceberam que estava anoitecendo e que já haviam conversado muito.
_ Wow! O tempo passou rápido demais! Preciso preparar o jantar, hoje vou fazer uma sopinha, pode ser? – disse o Thiago levantando da cama.
_ Claro! Tem um tempinho que não tomo uma de suas sopas maravilhosas.
_ É mesmo, não é? – ele se afastou sorrindo.
_ Ele sabe que você cozinha?
_ Sabe, mas não sabe que sei tanto assim, também com a mestra em gastronomia, eu tenho mais que obrigação em saber bem manusear os alimentos. Precisa de ajuda para o banho?
_ Não! Vai fazer a sopa! – disse ela.
Depois daquela conversa, o Thiago se sentia bem mais leve. Em sua cabeça, mil coisas se passavam. Como sua avó não apresentara resistência, valeria a pena... E o Daniel? Como seria se... E quando soubesse que... Sim! Era um turbilhão de pensamentos que foram interrompidos pela campainha. Deixou os ingredientes sobre a bancada e com o pano de prato sobre o ombro, foi atender o visitante.
Num lance de segundos correu seu olhar de baixo pra cima e reconheceu alguém que já era de casa.
_ Voltei!
_ Oi! – sorriu abertamente, depois se conteve ficando com a expressão séria – É... Hum! Entra aí!
_ Porque seu olho está vermelho assim? Você estava chorando?
_ Oi? Sim..., digo não, é... Cebola! – foi a primeira coisa que veio em sua cabeça.
_ Oba! Vamos comer farofa de ovo? – Daniel sorriu alto percebendo o pano sobre o ombro do amigo – O que você está fazendo?
_ Uma sopa...
_ Sopa de cebola? Olha só, gente! Está pronto pra casar, então!    
_ Não é?
_ E dona Zita?
_ No banho.
_ Então, está bem! Eu trouxe uns filmes para assistirmos, você não ia fazer nada demais hoje, não é?
_ Claro que não!
_ E se tivesse a prioridade é dos amigos, sempre. Não se esqueça do pacto com catchup.
_ Nossa! Você lembra-se disso? Tem tanto tempo...
_ Pois é não me esqueço de contratos que valem a vida toda.
Daniel saiu para a sala e pegou a mochila que estava sobre o sofá e levou até um quarto que tinha as paredes brancas e sobre o chão se estendia um tapete felpudo com muitas almofadas. Num canto, um computador e aparelhos de som, alguns cabos discretos subiam até o teto e ligados a caixas de som e a um projetor voltado para a parede.
Depositou sobre a mesa vários discos. Não demorou muito e a sopa estava pronta e o aroma tinha tomado conta do ambiente.
_ Nossa! Thiaguinho, você arrasou desta vez! Que delícia!
_ Obrigado vó! Que bom que a senhora gostou.
_ Você já tomou sopa?
_ Ainda não, preciso tomar um banho. O Daniel está na cozinha tomando sopa, qualquer coisa pode chamá-lo está bem?
_Ok!
Passando pela cozinha, avisou a Daniel que tomaria um banho e depois que assistiriam ao filme.
_ Ei! O que é isso?
_ Isso o quê?
_ “Véi!” Essa sopa foi a melhor coisa que tomei, acho que nem minha mãe faz uma igual a essa... Está muita boa. Nossa!
_ Obrigado! Fico feliz que você gostou “brow”. De vez enquando me arrisco na cozinha. Um dia tenho que me virar sozinho e não poderei depender dos outros.
_ Não sabia que você cozinhava tão bem, muito bom mesmo! Parabéns! – disse Daniel limpando a boca com um guardanapo.
_ É... Tem muita coisa mesmo que você não sabe!
Depois do banho, Thiago passou no quarto da avó para lembrá-la de tomar mais um remédio, amaciou os travesseiros e algumas almofadas e mudou o canal da tv, dona Zita não perdia a novela. A Tv já ficava programada para desligar no fim do jornal, mas a avó do Thiago sempre dormia antes.
Ao entrar no Cine Clube, como eles apelidaram a sala, encontrou o Daniel deitado no tapete assistindo alguns trailers que anteriormente havia escolhido na internet.
_ Ei! Esse filme é muito top. – disse Thiago passando por cima das pernas de Daniel e indo olhar os discos – A versão em 3D é muito boa e os gráficos são de excelência.
_ Pois é! Eu estava reparando nisso mesmo! Vou ver se consigo comprar o Blu-ray para assistirmos aqui, beleza?
_ Claro! Assim que pegar me avise. – escolheu um dos discos, deles eles não tinham assistido nenhum – vamos assistir este aqui.
_ Vamos! É sobre o quê? – Daniel perguntou curioso
_ Não sei! Não assisti nenhum desses. Acho que é suspense.
_ Bom. Vamos lá!
Não eram raros esses encontros. A paixão pelos filmes sempre foi um ponto em comum entre Daniel e Thiago. Aquela sala foi projetada e feita por eles. Investiram alguns meses de trabalho ter um lugar onde pudessem ver o que queriam e discutir esses assuntos. Assistiram a três filmes. Pareciam estudiosos quando começavam a debater sobre as cenas, figurinos, cenários, entre outras composições.
Durante o quarto filme, o Thiago não resistiu. Assistiam a um drama quando adormeceu. Havia trabalhado o dia todo em casa. Dona Zita não dava tanto trabalho, mas a casa era grande e aquele foi um dia de muita limpeza. Quem não o conhecia, pensava que se tratava de um playboyzinho, filho de papai e mamãe, que desfazia de todo mundo.
De fato, Thiago era um rapaz que sabia o que vestir. Era reconhecido pelo estilo e gostava disso. Lia sobre moda, saúde, teatro e televisão era um rapaz que parecia fútil, mas possuía muita inteligência. Por isso, era comum que as pessoas se espantassem e se surpreendessem com ele quando tinham um contato mais próximo. Encantava as garotas que viam seu sorriso fácil, seu cabelo castanho escuro formava um moicano riscado com fios mais claros, e uma barba cobria seu rosto quadrado.
Sempre levava um livro para qualquer lugar, mesmo que não o lesse. Daniel sempre perguntava:
_ Me diz uma coisa: para que trazer um livro para academia? - rindo
Ele não sabia o que responder, mas um dia se saiu bem:
_ Eu prefiro a prosa do livro.
O céu estava azul contagiante, o sol irradiava uma luz que não agredia, estava um tempo fresco, era incrível como o vento passeava sobre a grama verde fazendo-a deitar. Thiago se encontrava em meio aquilo tudo, com uma camisa de botões azul claro e bermuda branca e onde mais ali em diante podia ver algumas árvores e flores do campo que nunca tinha visto antes.
_ Ei! – disse Daniel
_ Oi! Pensei que eu estava sozinho aqui! – nem percebeu Daniel se aproximar
_ Esqueceu do que te prometi?
Thiago sorriu e se viu diante do amigo que estava descalço de bermuda e camisa branca, e um cordão de ouro envolto no pescoço.
_Não esqueci não! – disse em voz alta
Daniel se virou e percebeu que o amigo havia caído no sono e falava durante o mesmo.
_ Olha aí gente. Nem agüentou ver o filme e agora falando enquanto dorme. Você me assusta, menino! – disse baixo para não acordar o amigo
Thiago olhava para o rosto de Daniel que sorria e que de repente o abraçou e disse no ouvido:
_ Não parece, mas eu te amo!
Thiago, surpreso pela declaração do amigo aceitou a ilusão do sonho com facilidade, e sem pensar respondeu feliz:
_ Eu te amo Daniel! Sempre te amei. Te amo de verdade, Brow!
A cena se desfez numa mistura de cores e sentimentos, Thiago não sentia mais a brisa e percebeu seu corpo deitado no conhecido tapete felpudo. Ouvia que o filme ainda passava, mas num volume mais baixo do que deixara. Abriu os olhos.
Viu Daniel sentado em sua frente, olhando para ele com um olhar terrivelmente estranho. Coçou os olhos. E sentou.
_ Desculpa, cai no sono. Foi um dia difícil.
_ Que história é essa que você me ama de verdade?

                                                                                 Continua...
© Copyright Mailan Silveira 2011.Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: